Pelo que já li sobre psicopatia ou transtornos e doenças mentais, esse tipo de comportamento agressivo , violento, NÃO TEM CURA, nasce assim. É um defeito no cérebro da pessoa. Igual se ela nascer cega ou surda ou sem uma perna. Não muda. Não tem remédio nem cirurgia. Infelizmente. Pessoas com esses transtornos não criam vínculos, não tem sentimentos (não porque não querem, mas porque não podem e não conseguem ter).
Então pra elas tanto faz o que acontece ou deixa de acontecer. Talvez um tratamento espiritual, oração e amor seja muito melhor do que prender em clínicas ou dopar de medicamentos. Mas esses que matam se não ficarem presos vão continuar matando como muitos deles mesmo dizem. Muito triste e desesperados para uma mãe mesmo. Me lembro do filme "Anjo malvado" em que a mãe tem que optar pela vida (morte) do filho criança psicopata.
Geralmente quando acontecem esses massacres a mídia sempre — sempre — utiliza dos mesmos clichês para a noticiar. E o pior de tudo é que desta vez — desse último massacre — um momento noticiavam algo, depois outro, no outro canal outro...
O que devemos pensar é se nós fizemos nossa parte. Se nós, no dia de hoje, não ignoramos um pedido de ajuda de algum Adam Lanza da vida!
( Minha crônica sobre o assunto: http://bit.ly/UdQy9F)
Apesar do drama pessoal que a situação representa, essa mãe merece nossa admiração. Perceber num filho um risco em potencial e além disso expor a questão como ela fez exige um desprendimento muito grande e um distanciamento que a maioria das mães não teria. A mãe, por instinto, protege a cria a todo custo. História impressionante!
A história dessa mãe é desesperadora!!!!
Deve haver alguma solução para esse problema que atormenta tantas famílias e que muitas vezes tem esse desfecho trágico e assustador.
É, de fato, impressionante!!!
Na minha opinião o texto é mal feito. Tem muitos dados interessantes, mas parece um filme que não sabe pra onde vai. Se o tema é o vilão, então pra quê toda a ladainha sobre os filmes? Não que o texto seja ruim, mas ele abrange muito mais que o Vader. Ou é uma coisa, ou é outra.
Será que essas fontes nunca ouviram falar ou viram a beleza de Jane Russell?! Para mim ela é a mais linda de todas, deveria estar pelo menos entre as cinco mais belas.
Adorei o texto, muito bem escrito. Eu sou fã de Lolita através do cinema, esse texto fez crescer ainda mais a minha curiosidade em ler o livro. Obrigada!
"Os livros escritos pelo próprio Einstein,assim como os escritos a seu respeito, são, principalmente, livros de divulgação científica e da História da Ciẽncia,pois, este que no ano de 2009 foi considerado o maior cientista de todos os tempos, desbancando Issac Newton e Galileu Galilei(dois outros gigantes da Física), realizou descobertas científicas (e potencializou várias outras)que marcaram,indubitavelmente, a História de toda a humanidade."
Oi Carolina,
Não estou tão certa ou incerta quanto a existência de Deus, mas concordo que a maioria das pessoas vêem isso como uma forma de colocar as outras na linha.
Deus pra mim traz muita insegurança, porque é como uma obrigação acreditar e aceitar, fora isso você é vista (o) como um doente ou um marginal.
Temos algo em comum que é essa história de compulsão pelos livros. Sofro desse mal desde abril de 1975. Confesso que sempre tenho alguns títulos a minha espera. Obrigado por ter citado Faulkner, por ter citado Borges, Joyce. No mais um abraço, Marcelo, porque tudo misso é vaidade.
Amasis Bruno, apesar de detestar o Diogo Mainardi, acho que temos que reconhecer que ele possui um valor intelectual. O ponto é que intelectuais não devem tentar agradar ao público, mas sim defender suas ideias de modo corajoso.
Sobre o caso rápido que Rubirosa teve com Amália Rodrigues (segundo alguns da época, apenas duas noites) é por demais conhecido e, assim como alguns tentam mesmo eliminar o nome de Rubirosa a pessoas como Danielle Darrieux (sua primeira esposa) e Eva Péron (um caso como o da Amália), os testemunhos de pessoas próximas aos dois corroboram que a cantora maior de Portugal conheceu o talento maior do famoso playboy. Quer queiram, ou não.
É uma história incrível. Deixa transparecer a vida de um homem extremamente inteligente, mas que não era feliz no seu interior. Nos faz pensar as diversas maneiras que temos para resolvermos os nossos problemas, e muitas vezes escolhemos a pior e a que mais machuca. Um abraço a todos.
Camila, Christiano e Armando, obrigado pelos comentários postados.
8 anos atrás por eberth vencio
Olá. Interessante sua escrita. Vi hoje. Mas, como Lacaniano não lacaio (já q também deveríamos matar o pai - simbolicamente, claro)tenho q intervir em frases que foram mal-interpretadas (sei lá). É difícil ler Freud e Lacan. Muitos não leem. Alias, nem aceitam Lacan. Ser psicanalista só tem começo; não tem fim. Tenho muita coisa p/ grifar, mas esta: 'o mestre do estruturalismo psicanalítico...' me faz dizer: Lacan nunca foi estruturalista, nem filosofo, nem topólogo, nem etc; ele usou tudo isso para construir 'algo'. Outra: não são as falas, os ditos, os enunciados que interessam, mas sim, a linguagem do inconsciente (um dizer/uma enunciação). Mas, isso é muito. Dariam vários seminários. Bom, está bom. Mas, gostei.
Procurava meditando se para além da morte, no etéreo imaterial, se exibisse uma visão da vida terrena; um significado teúrgico, criacionista da própria existência. Um paradigma universal que iluminasse um ideal anacrónico: Caos ou ordem (cosmos) acaso ou necessidade (anarquia), espiritualidade. Seria lúcido, humano, utópico pensar que o ser humano existe para além da vida? Que a vida devia ser cumprida com a moral vigente - qual duvidosamente instituída - mas com a humanidade solidária de que devíamos estar conscientes, e que uma existência incorpórea, extemporânea, cósmica, nos daria uma visão crítica da vivência terrena interrompida?...! Todas as filosofias ou religiões que nos absorvem a mente coincidem num ponto, gnóstico, negativamente ou não, na ordem espiritual, transmutável, etérea, do corpo a espírito. Se formos darwinistas, materialistas, subjectivamente nietzscheanos, os humanos, como todos os outros seres terrenos irracionais, são simples consequências dum acaso ou necessidade, matéria ou selecção natural evolutiva e o espírito fina-se quando o corpo falece, como consequência de uma efémera passagem terrena. Sonhos de uma existência imaterial. O espírito é o suporte consistente ou imaterial, incorpóreo? Mas algo, de uma forma ou de outra, nos consciencializa e cumpre, obriga, racional e peremptoriamente enquanto viventes, a uma existência comum, embora diferenciada, livre, fraterna, solidária, igualitária e sem dogmas.
Foi sem dúvida uma personalidade interessante, todos os artistas, poetas, filósofos, se desconectam da realidade para produzir algo em suas mentes que extrapolam o senso comum. Apesar da admiração pelas frases em pseudolucidez de Estamira, não podemos nos esquecer de que ela era vitima de sua doença e do sistema de saúde e temos que tomar cuidado com a admiração que nos trazem os psicóticos, pois a maioria dos neuróticos são carentes de alguns psicóticos que os tiram de suas rotinas, por isso tantos seguidores nas mãos de lideres doentes e maníacos sedutores em parques e etc.
Faço minhas, suas sábias palavras...Gostei demais do texto. Relativamente curto. Porém, diz tudo, que a maioria gostaria de dizer, mas, não encontra essas palavras...Abçs...
Alguns eu estou plenamente de acordo, como 2001, O Planeta Proibido, O Planeta dos Macacos e outros. Tem uns que ainda podem estar na lista. Agora, filmes como Independence Day, Robocop, Guerra nas estrelas, faça-me o favor... Esses são filmes apenas de aparência. Só valem pelos efeitos especiais.
Olá, aproveitando o comentário do Vitor, gostaria de opinião do autor do artigo sobre a biografia feita por Walter Isaacson. Estou na dúvida em qual comprar. Abraços!
Se é para apontar os romances de 140 caracteres que prefiro, aponto três:
"Amor, Toccata e Fuga — Nelson Moraes" Pela profundidade e criatividade na escrita.
"Kartón Chrónou — Marco Antonio Barbosa" Pelo resgate e ironia por sobre a Mitologia Greco-Romana.
e
"(L)Ego — Eddiemasses" Como sempre, esse cara é incrível.
Nossa! completamente bafônico... Nas escolas não se ensina isso!!! isso é uma calamidade de seto! tem-se que revelar isso para toda a sociedade! aliás, somos brasileiros e isso nos importa!!!