revista bula
  • Rob Ville, voc um cara gentil. Obrigado pela leitura e comentrio. Sabrina Pessoa, nunca fui com a cara deste Papa Bento. Eu gostava _ achava um boa praa _ do Joo Paulo I, aquele que morreu (ou morreram com ele...) aps poucos dias de de papado. Obrigado pela sua participao.

    9 anos atrs por eberth vencio
  • Muito bom texto, rico em informaes. Parabns.

    9 anos atrs por Silvan Nunes sobre Hermann Hesse: o guru dos hippies
  • Deus salve o Papa... Rezemos para que o papa seja mais humano e menos hipcrita...apesar de que pra mim o Papa no faz diferena nenhuma.

    9 anos atrs por Sabrina Pessoa sobre Eu quero ser o prximo Papa
  • Faltouu:

    "Luck, I'm your father"

    9 anos atrs por Letcia Reis Rodrigues sobre As melhores falas da histria do cinema
  • Nathalia e Leonardo, obrigado pelos comentrios postados aqui na Bula.

    9 anos atrs por eberth vencio
  • "Tudo no mundo comeou com um sim. Uma molcula disse sim a outra molcula e nasceu a vida. Mas antes da pr-histria havia a pr-histria da pr-histria e havia o nunca e havia o sim. Sempre houve. No sei o qu, mas sei que o universo jamais comeou."
    Clarice Lispector, A hora da estrela.

    9 anos atrs por Ana Paula Lima sobre Os melhores comeos de livros (2 parte)
  • Fiquei encantada com a entrevista e ainda mais apaixonada por Ceclia Meireles. Todas as pessoas deveriam ter a feliz oportunidade de ler coisas to ricas.

    9 anos atrs por Girlene Aparecida Arantes Resende sobre A ltima entrevista de Ceclia Meireles
  • Eberth, parabms!

    Este um dos melhores textos que li ultimamente. Espero que voc seja nomeado o Papa-Americano!

    Abraos!

    9 anos atrs por Rob Ville sobre Eu quero ser o prximo Papa
  • No sou pia; no me sabia Pio. Ele no me consola: deslumbra-me, atordoa-me, apavora-me...


    9 anos atrs por Helena Nogueira Gomes sobre O despertculo de Pio Vargas
  • Parabns pelo texto biogrfico. Confesso que no conhecia as particularidades da vida do autor. Estando em viagem pela Suia, olhando os Alpes e as pinheiros, d para imaginar a oportunidade que ele teve em viver aqui e em outros pases como escritor. Como um autor no tem nada a ver com o personagem principal de um dos seus melhores livros? SIDARTA...De fato, talvez esta seja seu maior triunfo na vida pessoal:escrever sobre o que ele no conseguiu vivenciar.

    9 anos atrs por NEUSA M sobre Hermann Hesse: o guru dos hippies
  • excelente texto!!!!

    9 anos atrs por Leonardo sobre Sosseguem. Meus dois canos fumegantes s atiram palavras
  • No tem nenhum livro de dana na lista, engraado n?

    9 anos atrs por Jurandir Massoni
  • Me parece interesante y creo que se debe conocer en toda Amrica latina. cuando se publicara en espaol??

    9 anos atrs por Yadira sobre Gerao zero esquerda
  • Texto maravilhoso. E concordo com todas as palavras escritas no ltimo pargrafo. Me remete a uma passagem do livro de Laurentino Gomes: 1808, descrevendo como eram tratados os escravos no Brasil. Parabns :)

    9 anos atrs por Nathlia Zecchin sobre S falta o ministro negro do Supremo achar que Django Livre e sair por a fazendo justia com as prprias mos
  • Brigite Bardot imbatvel em minha opinio.

    9 anos atrs por Jos Celestino sobre As 10 atrizes mais bonitas de todos os tempos a lista das listas
  • Para uma listagem de 50 filmes impossvel citar tantos outros. Falar de cinema tem muito de pessoal. No podemos esquecer que Cinema uma arte!


    9 anos atrs por Raimundo Nonato de Paula Paiva sobre Os 50 melhores filmes de todos os tempos segundo a revista inglesa Sight e Sound
  • Podiam fazer uma nova Passeata dos Cem Mil ne? Estamos precisando novamente.

    9 anos atrs por Raphael sobre As 10 fotografias brasileiras mais famosas de todos os tempos: a lista das listas
  • Como avaliar a qualidade de um livro? Acho que o bom livro o que tem um bom texto, uma trama envolvente e que faz a leitura ser algo agradvel e descontrada. A leitura no pode tornar-se algo massante e cansativo.

    Acho a lista mto interessante e ela serve como norteador.

    Gosto de vrios tipos de histrias, principalmente as de pocas: Autran Dourado, Agripa Vasconcelos, etc...

    9 anos atrs por Marcos Gonalves sobre 100 melhores livros de todos os tempos lista das listas
  • Sou conterrneo de Guimares Rosa e contador de suas estrias. Adorei a entrevista. Tudo que se relaciona com ele me fascina.

    9 anos atrs por Jos Maria Gonalves sobre A ltima entrevista de Guimares Rosa
  • O texto tem alguns mritos, mas sua falha est no fato de estar baseado na necessidade de desabafo do autor, aparentemente uma pessoa sufocada por admiradores de Senna de uma vertente radical que ainda no tive a chance de encontrar. Tal rancor lembra Piquet e suas vivas - sim, Piquet como heri do imaginrio brasileiro (quanto mais, mundial) morreu h anos, assassinado por sua arrogncia e falta de carter sem tamanho, destruindo a imagem que poderia ter, de um grande campeo e um dos maiores conhecedores mundiais de F1. O resultado de estar calcado nessa plataforma um texto que no passa de destilao despudorada de rancor e ignorncia.

    Sim, h muita gente que no sabe nada de F1 e conhece apenas Senna. Como dito, a F1 no um esporte fcil nem acessvel. Entender como nascem os vencedores nesse esporte algo que necessita o conhecimento de vrias disciplinas, alm de muita observao e julgamente frio. Agora, o autor faz parecer ruim o fato de que pessoas que no saibam nada sobre Senna o conheam e o admirem. A mim parece algo positivo, para qualquer esporte. O mesmo ocorreu com Guga Kuerten.

    Vamos ento coleo de bobagens parciais:
    1) Niki Lauda no teve o grave acidente de Nurburgring em 77. Foi em 76, e ele perdeu o campeonato na ltima corrida, em uma batalha com seu amigo James Hunt. Ser lanado em breve um filme sobre isso, mais material para voc destilar sua ignorncia e preguia. Pesquise melhor antes de escrever.

    2) Quem prega que a Lotus de Senna era uma carroa? Essa eu nunca ouvi... um carro idolatrado no mundo inteiro. O seu problema que, as regras da poca limitavam a quantidade de combustvel por corrida, mas na qualificao no havia esse limite. O motor Renault era extremamente potente na sua verso de qualificao (assim como a BMW da Brabham de Piquet), mas seu consumo de combustvel era inferior ao motor Porsche e Honda das McLaren e Williams (a Porsche sequer tinha motor de qualificao, Lauda foi campeo em 1984 sem conquistar uma pole sequer!). Verdade que a Lotus tinha (e tem) imensa tradio na F1, mas era uma equipe j decadente. Fato que comprova isso foram os 15 anos entre a vitria de Raikkonen em 2012 e a ltima vitria da equipe, justamente nas mos de Senna, em 1987.

    3) Porque voc no fala sobre o fato de que Piquet corria um carro ilegal em 1981? Ou que ele perdeu o ttulo de 1980, quando tinha o carro mais veloz? Piquet foi um grande piloto, mas o fato de ele ter vencido enquanto jovem foi sinal de talento ou apenas sorte? Porque ele foi incapaz de ser campeo em 1986, no auge de sua experincia, quando tinha em mos o melhor carro e sendo superado por um Nigel Mansell que nos quatro anos em que pilotou pela Lotus tomou surra atrs de surra de Elio de Angelis, que seria companheiro de um jovem Senna em 1985 na mesma Lotus, e demitido dessa equipe para que ela pudesse se concentrar no claramente mais talentoso brasileiro?

    4) Quem Chico Rosa? Pelamordedeus... Vai dizer que Senna no tinha concentrao? to contraditria a declarao desse Chico Rosa que chega a ser ridculo... Que outra situao exige mais concentrao que uma prova na chuva? E Senna era imabtvel na chuva, veloz e raramente cometia erros. Schumacher era bom porque tinha concentrao? Tinha mesmo? E aquela sada de pista na Austrlia em 1994, levando-o a ser forado a tirar criminosamenteo Hill da pista? Ou ento 1997, ultima prova tambm, fiasco com Villeneuve? E 1998, Japo, tambm ltima prova, deixou o carro apagar na largada e perdeu o ttulo. A melhor mesmo foi em 2003... o ento experientssimo Schumi fazendo bobagens atrs de bobagens na ltima prova no Japo e tendo que contar com uma vitria perfeita do medocre Rubinho para conseguir seu ttulo, conseguido aps a FIA mudar as regras do jogo para os pneus, j que a Michelin tinha conseguido ao longo da temporada inovaes que a deixaram na frente da Bridegestone...

    5) Essa tentativa de usar os nmeros para rebaixar o Senna ridcula, mas vamos l. Senna no tinha tantas voltas mais rpidas porque sua estratgia de corrida consistia em largar da pole, imprimir um ritmo forte no incio, abrir vantagem e depois administrar a corrida. Na poca em que Senna correu, no tinha reabastecimento, e as voltas mais rpidas eram obtidas no final das corridas, com os carros mais leves. Em suma, se Senna tinha carro para fazer volta mais rpida, ele fazia a pole, e portanto imprimia sua estratgia de abrir vantagem e administrar a corrida no final. Se ele no tinha carro rpido pra fazer pole, era porque ele tambm no conseguia volta mais rpida... O oposto de Prost, por exemplo, que no era to rpido na qualificao e geralmente tinha a estratgia de se preservar para o final.

    6) Acertador de carros inato? O que isso? Uma criana que sai acertando seu carrinho de beb? Leia o que seu prprio dolo Piquet diz. Naquela poca, era preciso experincia pra correr na F1, pra acertar o carro, dar feedback para os engenheiros. Senna era precoce sim, em 84 e 85 foi o piloto mais jovem do grid. E eventualmente ele se tornou um bom acertador, com a experincia. E no era demrito nenhum tentar aprender com Prost, que era o piloto a ser batido em 88.

    7) Engraado, todos estrangeiros reconhecem a total dedicao de Senna a seu trabalho, e o sujeito vem com afirmaes, tiradas sabe-se l de onde, de que ele tirava frias no perodo de desenvolvimento... E, v se informar, por favor! Sobre o comentrio dos motores, ser que Senna no tinha razo? Vejamos. A Renault saiu da F1 em 87, voltaria em 89 e seria campe novamente em 92 e 93. A Honda, por outro lado, no s foi campe em 87, como tambm em 88, 89, 90 e 91... to difcil assim ter bom senso?

    8) Mais uma vez, v se informar! Em 88 no Brasil ele no deixou o carro apagar na largada. O seletor de marchas travou na primeira marcha! No af de rebaixar Senna, voc comete erros ridculos e injustias desnecessrias. Mais do que prova de mau jornalismo e profissionalismo, evidncia de mau carter... J em Monaco em 88, episdio clssico e que ilustra porque Senna mexe tanto com as pessoas. Ele passou a andar no limite de tal forma (e infantilmente, desnecessariamente, sim) que a direo do carro soltou na mo dele!

    9) Poxa, se teve algum que no fez amigos na F1 foi o Piquet. E ele saiu detonando o Senna logo de cara, em 1985, foi ridculo. E o Prost tinha menos amigos ainda. Pergunta pro Mansell que ele preferia dos trs, como piloto e competidor? Veja a entrevista que Piquet e Mansell deram agora em 2013 e tire suas prprias concluses... E Piquet estava errado. Em 88, assim como em toda carreira dos dois pilotos, Senna sempre foi muito melhor em ganhar tempo passando pelo trfego. Alis, sua agressividade fazia os carros desaparecerem de sua frente...

    10) A cereja do bolo colocar em dvida o triunfo de 91 em Interlagos... Ridculo, ridculo, ridculo... Todo mundo sabe dessa histria, apenas o autor parece no saber. Senna perdeu a terceira, quarta e quinta! No ficou preso na sexta. Por isso que ele conseguiu andar lento e pegar a bandeira, ok? Precisa desenhar? Da pra desmentir a histria que todo mundo conhece e respeita, inclusive os adversrios de Senna, e tentar diminuir o feito, s refora o quo pequeno o autor.

    11) Prola os comentrios sobre Pel. Ou melhor, se referir a ele com E maisculo. E vem querer criticar a irracionalidade de outros... Eu aprendi, desde criana, que Pel era Pel e acabou, no tinha mais ningum. Cresci, abri os olhos e aprendi a ter meu prprio julgamento. Exatamente o que o autor est tentando fazer com os fs hardcore do Senna. A concluso que cheguei, sobre Pel, que ele estava muito acima dos atletas de seu tempo, embora Di Stefano e principalmente Puskas tivesses mdias parecidas. E acredito que, sem desmerecer suas conquistas, no futebol atual Pel teria imensas dificuldades e no faria sombra a Messi e CR7, pois:

    1) ele tinha um fsico privilegiado para sua poca e fazia uso disso, mas hoje um fsico como o dele pr-requisito.

    2) o futebol era mais ofensivo e os jogos tinha mdia de gols mais alta.

    3) a marcao era infinitamente mais frouxa e o tempo para o atacante pensar era maior. Talvez no futebol atual ele no teria a rapidez de raciocnio para se destacar
    Mas um fantico como voc no aceitaria esses argumentos, certo?

    12) Alm do mais, futebol um esporte coletivo e ningum torce pelo melhor jogador, torcemos pelas equipes. O que importa vencer os jogos, e no ser eleito o melhor da partida. A F1 tambm um esporte coletivo, mas diferente, pois h um protagonismo claro dos pilotos.

    13) E Pel um sujeito que com o passar do tempo foi caindo no ridculo, deixando de ter sua opinio levada a srio, passou a ser apenas um velhinho simptico que as pessoas reconhecem facilmente.

    Finalizando, concordo plenamente. Senna no Pel. Ele era um homem de crenas e carter. No um sujeito que faz filhos pelos quatro cantos e depois os abandona. Suas frases de efeito tinham efeito, as de Pel no passam de bobagens, entende? Senna era desinteressado por cultura? Mesmo? Um homem que alm do portugus falava ingls, espanhol, italiano e francs, alm de arranhar no japons? O que falar de seu heri Pel ento?

    Fico feliz que voc possa usar um dolo como Senna para criar uma polmica barata e criar um mnimo de visibilidade para voc e essa revista invisvel. Mas me entristece que isso tenha que ser feito distorcendo a razo e divulgando meias verdades que so to danosas quanto mentiras completas...

    9 anos atrs por Fernando sobre Senna no Pel
  • Estranhei a ausncia das atrizes Nastassja Kinski, Kim Basinger, Sharon Stone e Raquel Welch, todas j foram consideradas, em suas respectivas pocas, como as mulheres mais belas do mundo.

    9 anos atrs por Joo Antony sobre As 10 atrizes mais bonitas de todos os tempos a lista das listas
  • Achei o texto completamente arrogante e debiloide. Escrever uma arte e cada escritor se manifesta pela sua obra, seja ela qual seja. Existem escritores que se voltam para uma literatura mais crtica e realista, e outros claro, para um outro mundo. Como eu disse a obra define o escritor, e voc no devia ter menosprezado os escritores que conquistaram seu ttulo nessa lista. Eu digo me referindo especificamente J.K.Rowling. Ela criou algo que cativou bilhes de pessoas no mundo inteiro. Voc acha que no suficiente para ela receber o ttulo de escritora? No, no ? Ela arrecadou dinheiro pra sua vida inteira e mais quantas eu quiser comprar, ela ensinou, como vrios escritores fazem, ensinou jovens a ler. Harry Potter foi o primeiro livro que eu li de verdade e ele me abriu alas para vrios outros gneros tambm, para o que eu quisesse ser ou fazer, simplesmente fez minha cabea funcionar, criticar e descobrir. Ela uma escritora, disso o mundo todo sabe e admira, menos alguns, se me permitir,mal entendidos como voc que no avaliam que todo livro escrito com integridade e carinho vale a pena ser lido, indiferente do seu gnero ou tipo. Basta cativar.

    9 anos atrs por Maria Luisa sobre Lista dos escritores mais ricos do mundo no tem escritores
  • Gente, falam mal da Argentina, mas nosso Brasil o pas dos bandidos refugiados, muitos vm pro Brasil e ficam aqui como celebridade, vejam o mais famoso de todos que foi assaltante do trem pagador ingls, ele viveu o quanto quis impune na Bahia. Hoje em dia o assassino Cesare Batisti, que matou vrias pessoas vive livre e trabalha na CUT, sabiam? Tem um bom salrio e aluga um apto cujo fiador o Senador Suplicy do PT, pode isso ? Claro que pode, o Brasil no tem justia mesmo e o PT pertence a Lula, Z Dirceu, Genono, etc... T tudo explicado.

    9 anos atrs por Lina sobre Jornalista garante que Hitler morou e morreu na Argentina
  • Fernando Cupertino, Pyetro, Marcelo, Lcia, Aline e Marileide, obrigado pela visita de vocs a Bula e tambm pelos comentrios.

    9 anos atrs por eberth vencio
  • verdade, nem todo livro arte, Crepsculo ta a pra provar isso. Cinema arte .

    9 anos atrs por Day sobre Laranja Mecnica, de Stanley Kubrick
  • A inveja mata mais que cncer. O jornalista Paulo Francis todos conhecem, e quem mesmo Fernando Jorge ?

    9 anos atrs por Leila de Almeida sobre Vida e Obra do Plagirio Paulo Francis
  • Esse traidor covarde de molusco comunista, o Lula, sempre foi e sempre sera um criminoso comunista, junto com seu bando de PTralhas!

    9 anos atrs por Nicolau sobre Lula cria PAC cubano pra financiar regime viciado em represso
  • Ol Eberth,


    Belo texto, sagaz e cirrgico, como sempre.
    Particularmente, gosto do carnaval, mas no de Carnaval.

    Forte abrao,

    JB Alencastro



    9 anos atrs por Joo Baptista de Alencastro sobre Guia rpido pra se fugir do carnaval
  • Ningum pode dizer que voc deixou de dar sugestes mil para os desgostosos do
    prximo Carnaval.

    9 anos atrs por Marileide sobre Guia rpido pra se fugir do carnaval
  • Cad, Claudia Cardinale e Ingrid Bergman?

    9 anos atrs por Maria sobre As 10 atrizes mais bonitas de todos os tempos a lista das listas
  • Gostaria de parabenizar o redator e dizer, que a atual sociedade necessita de mais pessoas como Felipe Neto, talvez as crticas incessantes algum dia tenha efeito.

    9 anos atrs por Thalys sobre Por que Felipe Neto o intelectual mais influente do Brasil
  • Injustia deixar de fora Catherine Deneuve. Charme e carisma no so sinnimos de
    beleza e dentro dessa conjuntura, incluir Audrey e Bardot em detrimento de outras no me parece boa escolha.

    9 anos atrs por Leny Fontenelle sobre As 10 atrizes mais bonitas de todos os tempos a lista das listas
  • Interessante...Como sempre, todas brancas e magras. Nenhuma negra, latina, acima do peso...

    9 anos atrs por Georgia Cristina sobre As 10 atrizes mais bonitas de todos os tempos a lista das listas
  • Quero a lista dos atores agora! Valeu!

    9 anos atrs por Maryella Masseli sobre As 10 atrizes mais bonitas de todos os tempos a lista das listas
  • Todas lindas e, nas fotos, com cara de sade.

    9 anos atrs por Maryella Masseli sobre As 10 atrizes mais bonitas de todos os tempos a lista das listas
  • A Sophia indiscutivelmente a mais bela!


    9 anos atrs por Elaine sobre As 10 atrizes mais bonitas de todos os tempos a lista das listas
  • Nota do moderador: Eliana, talvez seja por isso, voc acompanhou s a TV. Ns buscamos as informaes em livros, reportagens e sites especializados em fotografia e histria.

    Fotografia mais "famosa"? Janis Joplin? Nunca sequer soube que ela havia vindo ao Brasil, muito menos ter visto a foto dela... E olha que no por falta de ler ou acompanhar a tev!...

    9 anos atrs por Eliana Lima sobre As 10 fotografias brasileiras mais famosas de todos os tempos: a lista das listas
  • Falar mal dos dentes da moa da foto um belo recalque.

    9 anos atrs por aline sobre Guia rpido pra se fugir do carnaval
  • No, as fotos no esto por ordem cronolgica e sim de importncia, logo, provavelmente tenham fotos marcantes aps 1989 apenas no entraram na lista.

    9 anos atrs por Mateus sobre As 10 fotografias brasileiras mais famosas de todos os tempos: a lista das listas
  • E como boa parte dos brasileiros, esta brasileira ai da foto , precisa de dentista .

    9 anos atrs por Lucia sobre Guia rpido pra se fugir do carnaval
  • Faltou tambm aquela foto do milsimo gol do Pel.

    9 anos atrs por Jener Tinoco sobre As 10 fotografias brasileiras mais famosas de todos os tempos: a lista das listas
  • E as fotos das Diretas J no Rio?

    9 anos atrs por Jener Tinoco sobre As 10 fotografias brasileiras mais famosas de todos os tempos: a lista das listas
  • Poderiam ter colocado os cara pintadas de 92 ao invs da Janis Joplin. No me parece um foto muito importante essa.

    9 anos atrs por paula sobre As 10 fotografias brasileiras mais famosas de todos os tempos: a lista das listas
  • Obrigada. Tambm no sou f do carnaval.

    9 anos atrs por Riva Amorim sobre Guia rpido pra se fugir do carnaval
  • bom ver que no sou o nico que sinto tudo isso, fao tratamentos tenho recaidas e ultimamente indago o porque da minha existencia....me sinto incapaz.

    9 anos atrs por Tisu Wenceslau sobre Voc usa culos? Eu s vezes uso Ritalina e Rivotril
  • timo texto!

    9 anos atrs por Fernando Cupertino sobre Guia rpido pra se fugir do carnaval
  • Texto maravilhoso. Parabns.

    9 anos atrs por Marcelo Andrada sobre Guia rpido pra se fugir do carnaval
  • No minimo indiscreto e as vezes contraditrio, mas no impediu me de ler at o fim! Acho que pelo fato de ser anti-carnaval.

    9 anos atrs por Pyetro Guilherme sobre Guia rpido pra se fugir do carnaval
  • Lea Rech, muito obrigado pela sua presena aqui na Bula. Continue conosco.

    9 anos atrs por eberth vencio
  • Curioso notar que legtimos representantes do PIMBA se fazem presente na lista de comentadores deste texto, e no apenas na lista de curtidores e seguidores do Felipe, como se poderia supor. Mesmo algumas pessoas alertando com veemncia e insistncia que o texto utiliza o recurso da ironia, surgem outras que, alm de no seres capazes de depreender isso em sua prpria leitura, no se do ao trabalho de ler os comentrios, e perdem a chance de no passar vergonha, exibindo seu baixo grau de compreenso textual. , pessoal, tanto quanto ser intelectual no sinnimo de expr-se publicamente fazendo crticas a seja-l-o-que-for, ler no apenas juntar letrinhas. Excelente texto!

    No mais, parabns Isis do Carmo, que registrou de forma objetiva e certeira algo que me quase me escapou na leitura:

    "'O grande mrito de Felipe Neto conseguir falar para quem precisa ouvir: a canaille, a arraia mida, a burguesia inculta e at mesmo os irritantes PIMBA (Pseudointelectuais Metidos a Besta)'. Professor, parabns, queria ter essa maestria em chamar o publico do Felipe Neto de dbil mental assim como o senhor o fez. Que garbo e elegancia, meu Deus."

    9 anos atrs por Flavia sobre Por que Felipe Neto o intelectual mais influente do Brasil
 1 2 3 4 5 >  ltimo ›
permitida a reproduo total ou parcial sem autorizao prvia dos editores, desde que citada a fonte.
Copyright 2021 Revista Bula Literatura e Jornalismo Cultural s[email protected]
wilder morais
renovatio