revista bula
POR EM 15/08/2012 ÀS 08:47 PM

Toda a obra de Bach, Beethoven e Vivaldi para ouvir on-line ou download

publicado em

O site Classical Music, especializado em compositores clássicos, disponibilizou toda a obra de Johann Sebastian Ba­ch, Ludwig van Beethoven e Antonio Vivaldi para audição on-line. As peças são conduzidas por maestros e instrumentistas consagrados.

As obras também estão disponíveis para download gratuito, que são limitados ao número de oito por dia. Entretanto, com uma contribuição de 40 reais, todo o conteúdo do site, cerca de 30 mil horas de música, ficará disponível para downloads ilimitados.

Além de Bach, Beethoven e Vivaldi, outros 4 mil compositores também poder ser ouvidos ou baixados, embora suas obras estejam disponibilizadas em número menor. No site também é possível criar playlists com os compositores preferidos.


leia mais...
POR EM 06/08/2012 ÀS 07:54 PM

Os 10 melhores álbuns de rock da história — A lista das listas

publicado em

Para se chegar ao resultado fiz uma compilação de listas publicadas por sites, jornais, revistas e suplementos culturais especializados em música. O objetivo da pesquisa era identificar, baseado nestas listas, quais eram os 10 mais importantes discos de rock de todos os tempos. Participaram do levantamento o canal de música VH1, os jornais “The Guardian” e “The Telegraph”, os sites “NPR Music”, “All­Music”, “Aol Music”  e “Amazon”, e as revistas “Slate” e “Rolling Stones”. 

leia mais...
POR EM 05/08/2012 ÀS 09:12 PM

50 perfis para seguir no Instagram

publicado em

Entre os meses de maio e julho, pedimos a 80 convidados — colaboradores, leitores e seguidores — que fizessem uma lista de perfis relevantes para seguir no Instagram. O Instagram é um aplicativo para smartphones, lançado em outubro de 2010, que permite aos usuários tirar fotografias, manipulá-las com uma grande variedade de filtros e efeitos e, depois, compartilhá-las no próprio próprio aplicativo ou em grandes redes sociais como Twitter e Facebook. O Instagram também permite seguir amigos, visualizar e comentar suas imagens. Estima-se que mais de 1 bilhão de fotografias já foram compartilhadas por 50 milhões de usuários. A partir da indicação dos convidados foi elaborada uma nova lista sintetizando a opinião dos participantes.


leia mais...
POR EM 26/07/2012 ÀS 10:30 PM

40 frases de escritoras famosas

publicado em

Recentemente publiquei na seção web stuff uma seleção com 50 frases célebres de escritores clássicos. A ideia foi retirada de um ensaio publicado pelo jornal inglês “The Observer”. Embora a seleção tenha contemplado escritores de díspares perfis, nacionalidades e épocas, alguns leitores questionaram o fato de apenas três mulheres fazerem parte da seleção. Diante da indagação, fiz uma nova versão da lista, desta vez incluindo apenas escritoras. A autenticidade de cada  frase foi checada para não incorrer nos risco das falsas atribuições em meio a profusão de textos apócrifos e equívocos relativos à autoria.

Diferentemente do ensaio publicado pelo “The Observer”, não selecionei apenas frases ditas textualmente, mas também aquelas fictícias, que foram emprestadas às personagens e obras por intermédio de seus criadores. Além de frases fictícias, há também frases retiradas de entrevistas e textos ensaísticos. 


leia mais...
POR EM 15/07/2012 ÀS 01:58 PM

As 10 fotografias mais caras da história

publicado em

Para se chegar ao resultado, cruzei dados de publicações especializadas em fotografia com as informações disponibilizadas pelas casas de leilões Christie’s e Sotheby’s. Os valores das fotografias alcançados nos leilões foram arredondados para valores exatos. Dois fotógrafos, Andreas Gursky e Cindy Sherman, aparecem com três fotografias cada, incluindo o primeiro e segundo lugares de maiores valores alcançados. Fotografias pertencentes a museus não fazem parte da lista, que compreende apenas obras que foram comercializadas em leilões e vendas privadas. Eis o resultado em ordem classificatória.

Fotografia de Richard Prince, feita em 1989, cuja imagem original foi retirada pelo artista de uma publicidade da Malboro. Foi vendida em um leilão da Sotheby’s, em novembro de 2007, por de 3,4 milhões de dólares.


leia mais...
POR EM 08/07/2012 ÀS 03:07 PM

A última entrevista de Monteiro Lobato

publicado em

Ouça o áudio da última entrevista de Monteiro Lobato, concedida ao radialista Murilo Antunes Alves, da Rádio Record, em 2 de julho de 1948. Monteiro Lobato morreria dois dias depois, vitimado por um derrame. Sob forte comoção nacional, seu corpo foi velado na Biblioteca Municipal de São Paulo e o sepultamento realizado no Cemitério da Consolação.  A entrevista está dividida em três partes.

1° parte

2° parte

3° parte


leia mais...
POR EM 05/07/2012 ÀS 10:42 PM

As 40 melhores fan pages do Facebook Brasil

publicado em

Pedimos aos leitores, colaboradores, amigos do Facebook e seguidores do Twitter que nos ajudassem a eleger quais são as melhores fan pages do Facebook Brasil. Cada participante poderia sugerir até cinco nomes. 227 páginas foram sugeridas por 83 participantes. O resultado, que não pretende ser abrangente ou definitivo, contempla os mais díspares perfis e tendências — notícias, esporte, ativismo, design, sustentabilidade, humor, literatura, comércio e variedades.


leia mais...
POR EM 02/07/2012 ÀS 09:20 PM

E Agora, José? — recitado por Carlos Drummond de Andrade

publicado em


leia mais...
POR EM 30/06/2012 ÀS 09:59 AM

O Cântico Negro, de José Régio, recitado por Paulo Gracindo

publicado em


leia mais...
POR EM 28/06/2012 ÀS 04:54 PM

História dos Dois que Sonharam

publicado em

Jorge Luis Borges

O historiador arábico El Ixaqui narra este acontecimento:  Contam os homens dignos de fé (porém só Alá é onisciente e poderoso e misericordioso e não dorme) que houve no Cairo um homem possuidor de riquezas, porém tão magnânimo e liberal que as perdeu todas, menos a casa de seu pai, e que se viu forçado a trabalhar para ganhar o pão.
 

Trabalhou tanto que o sono o rendeu certa noite debaixo de uma figueira de seu jardim, e viu no sono um homem encharcado que tirou uma moeda de ouro da boca e disse: "Tua fortuna está na Pérsia, em Isfarrã; vai buscá-la".

De madrugada, acordou, empreendeu a longa viagem e enfrentou os perigos dos desertos, das naus, dos piratas, dos idólatras, dos rios, das feras e dos homens. Chegou por fim a Isfarrã, mas no recinto dessa cidade a noite o surpreendeu, e ele parou para dormir no pátio de uma mesquita.

Havia, junto à mesquita, uma casa, e por decreto de Deus Todo-Poderoso, uma quadrilha de ladrões atravessou a mesquita e se meteu na casa, e as pessoas que dormiam acordaram com o barulho dos ladrões e pediram socorro. Os vizinhos também gritaram, até que o capitão dos vigias daquele distrito acudiu com seus homens, e os bandidos fugiram pelo terraço.


leia mais...
 < 1 2 3 4 5 6 7 >  Último ›
É permitida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia dos editores, desde que citada a fonte.
© Copyright 2017 — Revista Bula — Literatura e Jornalismo Cultural — seutexto@uol.com.br
wilder morais
renovatio